Meditação no trabalho

meditacao-no-trabalho

Hora de aceitar e de se beneficiar do poder e da tecnologia da Meditação.

Reconhecida por levar à iluminação espiritual e promover o auto-conhecimento, a antiga prática oriental leva às empresas sua outra finalidade – acalmar mentes, corações e turbinar desempenhos.

 

A meditação não é uma religião ou um modismo new age. É neurociência.

A ciência de hoje já oferece respostas contundentes provando aquilo que já se difundia através de antigas escrituras: quem medita tem maior controle sobre as emoções, disciplina para enfrentar as tarefas que exigem concentração e força de vontade; além de lucidez nas tomadas de decisão. E o melhor é que existem fartas evidências de que não é necessário se transformar em um monge para usufruir dos benefícios. Professores e cientistas renomados, assim como mestres espirituais, sugerem sessões diárias, que podem começar com 1 minuto, para se obter resultados surpreendentes.

Mesmo com foco em empresas e equipes, resumir a meditação somente a ganhos de desempenho e produtividade seria um equívoco. Seus efeitos extrapolam as baias das empresas e atingem a vida pessoal, as relações e a saúde de quem a pratica no trabalho.

Meditação no trabalho é uma das grandes tendências deste ano segundo a revista Time, que dedicou uma edição inteira sobre o tema. Estudos da Harvard Business School e da INSEAD também concluíram que: “As ferramentas de negócios mais eficazes para os executivos do século XXI são a meditação e a intuição”, por que? “A meditação melhora as qualidades que as empresas mais precisam dos seus colaboradores: aumenta a atividade cerebral, reforça a intuição, melhora a concentração e alivia também todos os tipos de dores que afligem os funcionários”.

Empresas de vários setores vêm aderindo à esta prática: Google, Nike, Apple, Yahoo, Procter & Gamble, entre outras.

E assim o “novo” começa a entrar em ação na rotina de empresas e seus colaboradores trazendo transformações e muitos resultados.

“Há uma realidade escondida aos olhos da mente humana, onde nosso mundo exterior reflete nosso mundo interior… e é através da meditação que despertamos para as nossas próprias competências, potencializando nosso crescimento pessoal e profissional.” Agni Rita.

Consultorias de desenvolvimento humano que atuam promovendo a consciência e a produtividade através de treinamentos integrados às práticas simples de meditação, vem estabelecendo, a curto prazo, uma transformação palpável nas relações, nos comportamentos, nos resultados e no clima na empresa.

Nós, da “Momento Conexão”, temos como objetivo promover este “novo” nas empresas para assim contribuir na realização da nossa visão: uma sociedade onde cada indivíduo, consciente e conectado, assuma a responsabilidade pelos resultados em sua vida, desperte para seu verdadeiro potencial e contribua com seus talentos para um mundo mais harmônico, próspero e amoroso.

Boa semana!

Rajany Freixo

Entrega e confiança!

Amor ordem e progresso

Hoje é um dia difícil para, pelo menos, metade do Brasil, um dia de luto, de tristeza, de sensação de derrota. Derrota não só na eleição, mas a pior delas, a derrota da esperança! E essa sim é uma derrota perigosa.

Quando perdemos a esperança, estamos literalmente perdidos, sem norte, sem fé, entregues ao pessimismo, à vitimização e à visão do pior!

Mas gostaria de trazer luz a um fator que faz toda a diferença neste cenário, apocalíptico para muitos, que é a entrega à uma inteligência maior que está no comando de tudo isso. Nós, meros mortais, temos a ilusão de que estamos no controle deste teatro da vida, mas  na realidade não estamos e, numa hora como esta, isso fica ainda mais claro e também mais difícil de ser digerido.

Ter a ilusão de que temos a solução e que sabemos o que é melhor para nosso pais é isso, uma ilusão. Não sabemos, de fato, o cenário completo, não sabemos o que precisamos vivenciar e aprender como nação para manifestar o que desejamos.

Sinto em dizer que ainda temos MUUUITO o que aprender! Este resultado é apenas um reflexo da nossa consciência coletiva. Precisamos olhar para nós mesmos e para nossa vida com honestidade para começarmos a manifestar a realidade que tanto desejamos. Precisamos, principalmente, exorcizar de uma vez de nossa conduta, o chamado “jeitinho brasileiro”, que é uma das sementes da corrupção que se manifesta em nosso governo, em TODOS os partidos.  Precisamos olhar também para o descaso com a vida alheia, a falta de amor ao próximo, o egoísmo crônico que nos afeta como nação, onde cuidamos da nossa vida e o resto que se vire! É imprescindível que aprendamos de uma vez por todas a viver realmente como uma comunidade, que se ajuda, que se ama, que se importa e que é UNIDA!

Com certeza este resultado vem nos ensinar alguns pontos importantes: 1. HUMILDADE para confiarmos de verdade na Inteligência que a tudo governa e que sabe o que é melhor para o nosso crescimento, pois temos mesmo MUITO o que crescer. 2. UNIDADE para realmente sermos uma NAÇÃO, que por definição é uma comunidade estável e que, honestamente, está bem distante da nossa realidade. Muito provavelmente, se o Aécio tivesse ganhado, cada um voltaria para sua vida, aliviado e feliz, mas de novo, cada um na sua vida. Agora, com este resultado, já tem passeata agendada, já está havendo uma mobilização para nos unirmos e lutarmos pelo nosso país! E isso sim é uma nação! Unida não só no futebol, mas na VIDA!

Acreditar nesta Inteligência Suprema, ou na condução Divina não é uma fuga como muitos devem pensar, é sim um exercício e tanto de entrega e confiança, principalmente para nós ocidentais que fomos ensinados a bater no peito e “saber” o que é melhor, mas a verdade é que não temos a visão completa para saber de fato, existem muitas camadas de realidade invisíveis aos olhos e que estão influenciando este resultado.

Portanto, diante deste cenário, vamos dar mais um passo em direção a verdadeira entrega e a verdadeira confiança que é a confiança na Inteligência Suprema e  fazer a nossa parte: olhar com mais profundidade para este resultado e ver o que ainda precisamos aprender como indivíduos e como nação! Começar colocando tudo o que desejamos criar em PRÁTICA, primeiro em nossas vidas, para aí sim podermos, enfim, manifestar um governo mais alinhado com a VERDADE, com o AMOR, com a ORDEM e com o PROGRESSO!

Mão à obra!!! Temos muito o que fazer!!! Agora mais do que nunca!!!

Vamos SIM manifestar a nãção que acreditamos!!! JUNTOS!!

Eu acredito!!! E vc?

Gratidão sempre,

Rajany

 

Liderança e a integridade interior

Business Woman Within Ring in SandLiderança é sempre um desafio a ser encarado, seja a liderança da empresa, da equipe, da família, da relação e a mais subestimada delas: a liderança de si mesmo! Das próprias emoções, pensamentos, limitações e atitudes.

Confesso que negligenciei a minha quando deixei as limitações tirarem o foco de coisas que realmente são importantes para mim, como por exemplo: escrever neste blog, compartilhar o que aprendo e vivencio e continuar aprendendo através da troca que tenho com todos.

Tomar consciência é o primeiro passo para qualquer transformação e portanto, assumo aqui minha responsabilidade por ter me afastado … mas estou de volta! Assumindo as rédeas e escolhendo o que desejo manifestar em minha realidade.

A liderança de nós mesmos passa inevitavelmente por um degrau nem sempre fácil de ser transposto: a humildade de reconhecer nossas limitações e assumí-las, principalmente, internamente. A chamada INTEGRIDADE INTERIOR.

A honestidade que exigimos do outro, precisa nascer primeiro dentro de nós. Sermos honestos conosco não é tão simples como parece. Vou usar meu exemplo… me afastei do canal e naturalmente sabia disso, mas contei uma história bem “bonita” pra mim mesma: “Estou muito ocupada para escrever, não tenho tempo, estou com outras prioridades, etc, etc, etc..”, mas querem saber a verdade? Escrever não é algo fácil para uma pessoa exigente e perfeccionista como eu. Cada texto eu reviso 800 miiil vezes, mudo, critico, julgo… me dá um trabalhão todo este processo que, obviamente, nasce de um medão! rs Então esta semana encarei a verdade e pude ser honesta comigo de que estava com medo de escrever. Parei de me justificar e estou aqui! Encarando meu medo e o desafio!

Poderia ter ficado só na integridade interior, que já seria o suficiente para o propósito de promover a transformação, mas resolvi bancar a integridade EXTERIOR também e ser honesta com todos que acompanham meu trabalho. Sou nova neste “ramo” dos blogs e confesso que é um desafio e tanto escrever com alguma frequência, mas que estou disposta a encarar!

Tudo isso para concluir que devemos SIM encarar de frente nossos medos, nossas limitações, sermos honestos conosco e assumirmos para nós mesmos que somos sim muitas vezes egoístas, medrosos, invejosos, raivosos, julgadores, etc, etc etc… somos humanos, temos sombras e enquanto tentarmos escondê-las de nós mesmos elas ficarão mais fortes e atuarão inconscientemente em nossas vidas, à nossa revelia.

Convido a todos a olharem com honestidade para suas sombras e limitações, pois só o fato de tomarmos consciência delas, sem tentar nos justificar internamente, apenas olharmos para o que É e ficarmos com isso… é o suficiente para desencadear a transformação necessária e assim, nos tornando excelentes lideres de nós mesmos!

Feliz em estar de volta!

Gratidão!

Rajany

 

 

 

Motivação

Carrot dangling from a stickUm dos ingredientes mais valiosos em nossa vida, a motivação tem se tornado um “artigo de luxo” nos dias de hoje. Esta é uma crise que tem ficado visível aos olhos de muitos: a falta de sentido e de motivação para um grande número de pessoas em nossa sociedade.

Motivação quer dizer: motivo para a ação.  O que nos leva a fazer as coisas que temos que fazer todos os dias. O que nos faz levantar da cama de manhã… a tal da “cenourinha”!

Este motivo pode ser qualquer um, posso fazer algo: por amor ao próximo, por mim, pelos outros, por status, por conhecimento, por medo, por interesse pessoal, etc, etc, etc…os motivos podem ser tão diversos quanto o número de habitantes da face da terra.

A questão principal não é o quão honrado ou nobre são os seus motivos ou se eles são os motivos “certos”. O fundamental é descobrirmos qual é o MEU motivo, ou a minha motivação verdadeira, que está alinhada ao meu coração, que me faz vibrar, que me faz sentir confiante para realizar e enfrentar o que quer que eu tenha que enfrentar. É a chamada integridade interior.

Uma das maiores feridas da humanidade hoje é essa: a falta de integridade interior e consequentemente de motivação verdadeira! Fomos ensinados e condicionados a atender expectativas e motivos de outros, como as dos nossos pais ou da sociedade, por exemplo.  Ficamos tentando encaixar motivos que não são nossos em nossa vida e depois não entendemos por que estamos tão desmotivados.

Meu motivo para trocar de carro pode até ser ganhar status e fazer sucesso na rua perante a vizinhança. Aos olhos de muitos este pode não ser um motivo muito nobre, mas se ele for o MEU motivo e eu o aceitar plenamente, ótimo. Já é um grande avanço rumo a minha integridade interior e a minha motivação real! Aquela que vai me impulsionar a ganhar mais para que eu consiga trocar de carro, como neste exemplo.

Ficar enxergando o mundo com olhar desmotivado, ou com motivos errados, não por serem “errados”, mas por não serem os MEUS motivos verdadeiros e ficar reclamando que as coisas tinham que ser diferentes, não farão elas serem!

Transformar este cenário passa por encontrarmos motivos reais e trazer sentido começando pelas “pequenas” coisas do nosso dia-a-dia, como por exemplo se deslocar até o local de trabalho ou realizar uma tarefa doméstica… podemos colocar nossa presença nesses momentos e perceber que o motivo para elas terem valor ou não, sou eu quem dou. Posso trazer mais sentido para um trajeto até meu trabalho ouvindo uma boa música e desfrutando do percurso como um momento comigo mesmo. Ou realizar uma simples tarefa doméstica com tanta dedicação e amor que me faz sentir orgulhoso de mim.

O começo da transformação ocorre ao nos fazermos algumas perguntas: como fazer este momento ter mais sentido pra mim? Qual é o motivo que me faria mais feliz, mais alegre fazendo isto que estou fazendo?

Começar a trazer esta integridade para a nossa vida faz com que a motivação genuína comece a surgir e mesmo aquele trabalho que, à princípio, eu não gosto, comece a ganhar novos ares!

E a partir de encontrar este sentido e esta motivação nas pequenas coisas do dia-a-dia, vamos nos alinhando a nossa essência, a nossa verdade ao nosso coração e vamos naturalmente transformando nossa vida para que ela reflita plenamente nossos verdadeiros motivos e sentidos!

Transformando nossa energia nas pequenas ações, vamos possibilitando também que a transformação ocorra nos grandes setores da nossa vida e quando menos esperarmos o cenário terá mudado e estaremos vivendo nossa verdadeira missão de vida, aquela que nos realiza e traz um sentido mais profundo à nossa jornada.

E esta é realmente uma jornada que requer esforço, coragem, consciência e muito comprometimento para que possamos ser quem REALMENTE somos e para que possamos manifestar nosso verdadeiro propósito, nossa missão e nossa motivação genuína todos os dias de nossa vida!

Estamos todos nesta jornada!

Gratidão por sua presença aqui!

Com amor,

Rajany