As lições da derrota

LimonadaComo brasileira que sou, senti e sofri junto com o Brasil no jogo contra a Alemanha. A cada gol um sentimento de impotência, de vulnerabilidade, de fraqueza… de dor! Ver nosso time tão perdido foi muito difícil e olha que nem sou tão ligada em futebol. Fiquei imaginando quem é… que tristeza.

Mas esta derrota tem um propósito maior, assim como todas as derrotas em nossas vidas! Ganhar a Copa seria sim muito bom, mas olhando mais profundamente, esta conquista apenas perpetuaria a ilusão de que estamos bem, seria um anestésico para a nossa consciência que permaneceria embotada acreditando cegamente em “contos de fada”.

A inteligência suprema é mais sábia e é perfeita, nos derrubou do sonho com um golpe violento, nos chacoalhando de uma maneira inesquecível! Vamos nos lembrar a vida toda do dia 8 de julho de 2014, o dia que o Brasil tomou a maior goleada da sua história.

E qual o propósito disso? Primeiro aprofundar nossa visão das coisas, por que a tristeza faz isso, nos ajuda a olhar as situações além das aparências, nos faz entrar em contato com uma verdade mais profunda que não está disponível quando estamos sintonizados no “canal da felicidade”.

A tristeza faz crescer e nós estamos mesmo precisando crescer, para perceber que estamos muito distantes ainda da nação que podemos ser, e não estou me referindo apenas aos governantes corruptos que são alvos fáceis e óbvios, mas principalmente a todos nós, população brasileira que ainda está presa na ilusão de que somos vítimas destes governantes e não nos damos conta que eles são nosso reflexo! Reflexo desta “política” da malandragem, do “se dar bem”, do “jeitinho brasileiro”, da vítima e culpado. A verdade é que somos imaturos e precisamos crescer!

O segundo propósito desta derrota é promover a união! Toda tragédia une ainda mais um país, e o que vimos em campo contra a Alemanha foi mesmo uma tragédia! Tragédia esta que tem potencial para criar uma enorme força e união que façam a diferença em nosso amado Brasil.

O fato é que nada, mas nada mesmo, acontece ao acaso e esta derrota com certeza é o que precisamos para acordar! Acordar para a responsabilidade de que somos NÓS que temos que construir o Brasil que acreditamos, a começar por nossas vidas, por nossos atos, por sermos exemplos de integridade, de honestidade, de caráter, de respeito, de amor ao próximo e de cidadania!

Chega de apontar culpados! Os culpados somos nós!!!

Obrigada seleção brasileira e obrigada Alemanha por terem sido canais deste IMENSO aprendizado para todos nós!

Espero de verdade que possamos fazer deste limão uma deliciosa limonada!

Desperta Brasil!!!

Gratidão

Rajany

Comentários

  1. Mostrou-se em campo exatamente o que somos, um povo atordoado, que corre sem rumo, sem dedicação, sem garra, uns parados, outros agressivos, aquilo foi o verdadeiro reflexo de nossas vidas! Espero que todos nós possamos reagir com um novo olhar! Olhar com garra. com determinação, com foco no que de verdade precisamos para essa Nação. Bjs Rajany Freixo

    Responder
  2. Tive o mesmo sentimento, existe um proposito tudo e com o jogo de ontem, refletiu nao somente a questao do futebol ou do esporte, mas um reflexo do nosso modus operandi, da nossa cultura e enfim da nossa postura. Foi muito bom ler o seu texto e que façamos nossa reflexao para trabalharmos nessa trabsformaçāo, como individuos e consequentemente, como sociedade! Abs

    Responder

Deixe um comentário