Pesquisas e Matérias sobre Meditação

MEDITAÇÃO NO TRABALHO

Programa Bem Estar sobre meditação no trabalho – video

Física e filósofa Dana Zohar fala sobre a inteligência espiritual no mundo corporativo – Revista EXAME –Desde o surgimento do capitalismo, há 200 anos, tudo que importa no mundo dos negócios é o lucro imediato. Isso criou uma cultura corporativa destituída de significado e de valores mais profundos. Nós apenas queremos mais dinheiro. Mas para quê? Para quem? Trabalhamos para consumir. É uma vida sem sentido. Isso afeta o moral, tanto dos dirigentes quanto dos empregados, sua produtividade e criatividade. E também afasta dos negócios preocupações mais amplas com o meio ambiente, a comunidade, o planeta e a sustentabilidade. O mundo corporativo é um monstro que se autodestrói porque lhe falta uma estrutura mais ampla de significado, valores e propósitos fundamentais. Há uma profunda relação entre a crise da sociedade moderna e o baixo desenvolvimento da nossa inteligência espiritual.

Meditação ajuda a tomar decisões de negócios – UOL Economia – Em um estudo do Insead (França) envolvendo diversos participantes, estes foram solicitados a gastar 15 minutos meditando antes de tomar uma decisão referente a um determinado investimento. Em 77% dos casos os resultados foram positivos.

Nos EUA, meditar no escritório ajuda a combater o estresse – UOL Notícias – A “meditação de atenção plena”, que virou febre nos últimos anos nos Estados Unidos e em outros países ocidentais, tem sido aclamada pelos cientistas por seus benefícios para reduzir o estresse, combater a obesidade, a depressão e até mesmo problemas digestivos.

Meditação no trabalho – Revista ISTO É – Tendência na Europa e nos Estados Unidos, que criaram até salas para meditar dentro das empresas, a prática se espalha entre profissionais brasileiros. Algumas equipes fazem até minutos de silêncio antes de uma reunião, como forma de fazer com que os participantes fiquem menos discursivos e mais atentos ao que está sendo discutido.

Empresas estimulam produtividade com sestas e meditação – Revista Améria Economia – Apoiada por estudos clínicos de mais de 160 instituições do mundo, incluindo universidade como Harvard, UCLA e Stanford, a meditação pode ajudar encontrar uma maior sensação de serenidade. Não é raro que empresas como Google, Brigewater e General Mills estimulem a pratica da meditação para auxiliar seus empregados no aumento da produtividade.

A Meditação nas empresas – Transformando o ambiente de trabalho – RH  Portal – Vinte minutos depois de entrarem na sala de meditação, o grupo sai. Estão todos tão serenos que parece que dormiram 12 horas! Uma sensação de paz e bem estar toma conta de todos e a volta ao trabalho é feita de forma tranqüila. A prática da meditação aumenta a vitalidade física e mental e nos torna mais criativos.

Meditating can ease stress, insomnia, and depression and may even help ward off disease. Now there’s evidence it can produce better business decisions – Bloomberg Businessweek – A new study suggests meditating can help business people change course when initial plans don’t work out. 

Meditation Saved My Job and Changed My Life – Huff Post Business – So meditation helped me stay at my job and I was happy. I didn’t realize, though, that the calm I felt was just the beginning. Meditation is a transformational practice, not simply a means of stress reduction. Far from tamping down my nervous system so I could endure the difficult parts of my life, meditating made me more aware, present and open to change — and many changes ensued.

Meditation can keep you more focused at work, study says – USA Today – David Levy, a computer scientist and professor with theInformation School at the University of Washington, found that those who had meditation training were able to stay on task longer and were less distracted. Levy and his co-authors discovered that meditation also improved test subjects’ memory while easing their stress.

Meditating at Work: A New Approach to Managing Overload – Institute of Noetic Science – Numerous studies have demonstrated the relaxation effects of meditation. Dr. Herbert Benson, founding president of the Mind/Body Medical Institute at Harvard Medical School, discovered that meditation triggers physiological changes of relaxation, such as lower heart and respiratory rates, lower blood pressure, and lower oxygen consumption. Meditation was also found to lower levels of the stress hormone cortisol.

Meditation helps increase attention span – Science Daily – It’s nearly impossible to pay attention to one thing for a long time. A new study looks at whether Buddhist meditation can improve a person’s ability to be attentive and finds that meditation training helps people do better at focusing for a long time on a task that requires them to distinguish small differences between things they see.

MEDITAÇÃO – BENEFÍCIOS A SAÚDE

Meditação ganha, enfim, aval científico – Revista VEJA – Estudos sérios estão afastando as dúvidas que costumavam pairar sobre a prática e mostram que ela é extremamente eficaz no tratamento do stress e da insônia, pode diminuir o risco de sofrer ataque cardíaco e até melhorar a reação do organismo aos tratamentos contra o câncer

Acalme a mente com a meditação! – Revista Viva e Saúde – Pesquisas científicas comprovam que a meditação combate diversas doenças físicas e mentais, melhora a qualidade de vida e afeta até o ambiente profissional

O poder da mente vazia – Revista Superinteressante – Novos estudos comprovam o poder terapêutico da meditação. Resultado: essa técnica oriental de 2500 anos começa a ser utilizada pela medicina ocidental em uma série de tratamentos

Meditação tem resultado similar aos dos remédios para ansiedade e depressão – Jornal Extra – Trinta minutos diários de meditação podem atenuar sintomas de ansiedade e depressão, segundo uma nova pesquisa da Escola de Medicina da Universidade Johns Hopkins.

USP incorpora dimensão espiritual a tratamento médico –  Diário da Saúde – Dr. Leão conta que trabalhos científicos na área indicam que práticas comomeditaçãoorações ou a dedicação a uma denominação religiosa podem estar associadas a melhoras na defesa imunológica e na longevidade.

Meditação é o remedio – Revista ÉPOCA – Benson, sua equipe e inúmeros cientistas mundo afora já conseguiram provar que meditar diminui o metabolismo, os batimentos cardíacos e o ritmo da respiração, provoca relaxamento muscular e sensação de bem-estar, reduz a pressão sanguínea e aumenta a temperatura corporal periférica.

Meditação – Fundamentos científicos – Pesquisa Faculdade Castro Alves – Na Faculdade de Medicina de Harvard, no Mind / Body Medical Institute, o relaxamento é utilizado em um programa para ajudar as pessoas, especialmente os alunos do segundo grau, na administração do estresse e da ansiedade.

Quem medita tem as defesas do organismo ampliadas e consegue lidar melhor com o estresse,concluiu um estudo realizado na Universidade da Califórnia, EUA Revista Vivasaúde – Dentre as vantagens que surgem da prática regular da técnica destacam-se: redução do estresse e ansiedade, aumento de satisfação e melhor desempenho no ambiente de trabalho; diminuição da insônia e depressão; aumento de bem-estar e autoestima; estímulo da criatividade, inteligência e memória; fortalecimento do sistema nervoso e imunológico; redução da pressão arterial e de dores de cabeça; diminuição do consumo do tabaco, do álcool e de drogas ilícitas.

Quem medita vive mais e melhor. Matéria embasada em pesquisas científicasRevista Saúde – Traduzindo em miúdos, a meditação faz aumentar as ondas alfa no cérebro, relacionadas ao relaxamento. Nesse estado, cai o consumo de oxigênio, desaceleram-se os batimentos cardíacos e o metabolismo inteiro diminui. Em outras palavras, o organismo gasta menos energia para funcionar. “Isso representa um tremendo repouso”

Meditação muda a estrutura do cérebro – Site Yoga Brasil

Harvard Yoga Scientists Find Proof of Meditation Benefit – Bloomberg.com – John Denninger, a psychiatrist at Harvard Medical School, is leading a five-year studyon how the ancient practices affect genes and brain activity in the chronically stressed. His latest work follows a study he and others published earlier this year showing how so-called mind-body techniques can switch on and off some genes linked to stress and immune function.

4 scientific studies on how meditation can affect your heart, brain and creativity – TED Talks – In this talk, Puddicombe — who is as equally as turned off by incense as me — shares the fascinating story of how he become a monk, and gives a convincing argument for why it is worth it to take 10 minutes a day to refresh the mind.

Positive psychological changes from meditation training linked to cellular health – UC Davis – University of California – Positive psychological changes that occur during meditation training are associated with greater telomerase activity, according to researchers at the University of California, Davis, and the University of California, San Francisco. The study is the first to link positive well-being to higher telomerase, an enzyme important for the long-term health of cells in the body.

MEDITAÇÃO NO COMBATE À VIOLÊNCIA

Meditação no combate à violência – Revista Planeta – Os pesquisadores mediram indicadores da qualidade de vida em quatro das cidades que se encaixavam no perfil delineado pelo guru. Foram reunidos índices como estatísticas de crimes, taxas de acidentes e admissões em hospitais, comparados em seguida com os de outras quatro cidades que serviram como controle. Os números mostraram diferenças significativas: as taxas de crimes caíram nas cidades com 1% de meditadores e subiram nas outras (a tendência observada nos Estados Unidos como um todo).

Vídeo sobre experimento realizado em Washigton (93) e a redução da criminalidade

MEDITAÇÃO – Antes e depois

Fotógrafo registra ANTES e DEPOIS de praticantes de meditação – Portal IG

MEDITAÇÃO NAS ESCOLAS

O trabalho da Fundação David Lynch (fundação do cineasta americano) – Meditação nas escolas diminui a violência, aumenta as notas e concentração. – Site Planeta Sustentável – Alunos e professores receberam durante um ano a meditação e tudo mudou: os alunos ficaram mais seguros de si, a violência caiu, as notas aumentaram, as crianças passaram a se concentrar mais.